Água

A Cagece atende mais de 5 milhões de clientes no Ceará. Presente em 152 municípios do Estado, a cobertura do abastecimento de água alcança 98% dos lares e instituições públicas e privadas cearenses. Somente na Capital, Fortaleza, esse índice chega a quase 99%, atendendo cerca de 2,61 milhões pessoas.

Conheça o caminho que a 
água faz até chegar à sua casa

Até chegar à casa do cliente, a água percorre um longo caminho, que tem início no processo de captação, que pode ser superficial (rio, riacho ou açude) ou subterrânea (poço tubular ou amazonas). 

Após captada, a água é transportada por meio de uma adutora até uma das 160 Estações de Tratamento da Cagece, localizadas em todo o Ceará. Nas Estações, a água é tratada, com a utilização de todos os produtos necessários para que fique dentro dos padrões exigidos para o consumo humano, de acordo com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde.

Somente após esse processo, ela é mandada para os reservatórios da Cagece, de onde é distribuída para a população por meio da rede da companhia.

Sobre a Cagece

São 160 estações de Tratamento de água

Das 160 Estações de Tratamento de Água em todo o Ceará, duas estão localizadas na Capital: a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião e a ETA Oeste. 
Juntas elas abastecem o Sistema Integrado de Fortaleza e Região Metropolitana, que distribui água para Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, parte de Maranguape, parte de Pacatuba e parte de Itaitinga. Já as outras 158 Estações estão localizadas nos municípios do interior do Ceará atendidos pela companhia.

A Cagece tem empreendido esforços para garantir a continuidade do abastecimento de água, mesmo diante da situação crítica de escassez hídrica. Os efeitos da seca também impactam diretamente nos processos de tratamento, operação e distribuição da água, por isso, a Companhia tem investido cada vez mais em novas soluções de tratamento e diversificação da matriz hídrica.
Imagem do aplicativo Cagece
Combate e prevenção de perdas

A Cagece também desenvolve um permanente trabalho de combate às fraudes e vazamentos de água. 

Desde 2016, a Co mpanhia adicionou dezenas de equipes nessa força-tarefa para atuar diariamente em campo na identificação e retirada de fraudes e vazamentos nas redes de água. Até agora, a operação completa (fraudes e vazamentos) já resultou em uma recuperação de mais de 500 litros de água por segundo.

A Cagece também conta com o apoio da população para praticar a economia e denunciar fraudes de água e vazamento por meio dos diversos canais de comunicação disponibilizados pela Companhia.