Conselhos

Conselho de Administração

O Conselho de Administração se reúne uma vez por mês e tem como função a definição das políticas e diretrizes gerais, assim como a avaliação dos projetos propostos pela Diretoria Executiva e a aferição dos resultados alcançados.

O Conselho de Administração é composto por sete membros, eleitos pela Assembleia Geral e por ela destituíveis, com prazo de gestão de dois anos, permitida a reeleição.

Atualmente conta com seis membros, sendo dois representantes do acionista majoritário, um desses o presidente interino do Conselho e outro o diretor-presidente da companhia; um membro independente; um representante dos acionistas minoritários e o representante dos empregados da companhia.

Os membros do Conselho de Administração da Cagece são:

 

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins

Presidente Interino

Doutor pela Schoolof Civil and Environmental Engineering – Cornell University. É professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e professor colaborador na pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores do Brasil e exterior em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Hidrologia, Hidráulica, Análise de Frequência Local e Regional, Análise Bayesiana, Recursos Hídricos, Previsão de Afluências, Otimização e Operação de Sistemas de Reservatórios.

Carlos Emanuel Brito Salmito

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Administração Pública (Estácio/FIC-2012). Trabalhou na Companhia de Integração Portuária (CearaPortos), de 2002 a 2005, com cargo Comissionado de Técnico de Suporte. Ingressou na Cagece em 2006 como Engenheiro de Operação e Manutenção, sendo supervisor de Manutenção em Automação (2008-2013), gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação (2013-2015), Superintendente de Negócio Norte – SNN (2015-2023) e em abril de 2023 assumiu a Diretoria de Negócio do Interior.

Neuri Freitas

Membro do Conselho

Possui Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza. Empregado concursado da Cagece, atuou como Gerente Financeiro, Gerente de Controladoria, Diretor Comercial e Presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – Aesbe. Atualmente, é presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece.

Ricardo Eleutério Rocha

Economista, professor titular da Universidade de Fortaleza – Unifor, analista econômico com experiência em gestão acadêmica e universitária, conselheiro do CORECON-CE (Conselho Regional de Economia). Ricardo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília – UnB; tem curso de especialização em Administração Financeira (UNIFOR) e curso de mestrado em Economia (CAEN/UFC). É mestre em Negócios Internacionais pela UNIFOR.

Janderson Lourenço Muniz Braga

Membro Independente

Janderson Braga é graduado em Direito pela Faculdade Estácio do Ceará (2012), possui pós-graduação em Direito das Relações Sociais com Ênfase em Direito Tributário pelo Centro Universitário Farias Brito (2015) e, atualmente, está finalizando mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2023). É Procurador-Geral da Câmara Municipal de Boa Viagem (CE). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho.

Renata Morais Duarte

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Graduação em Gerência Financeira e Negócios Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Ciências Atuariais pela UFC. Profissional com 25 anos de experiência nas áreas atuarial, financeira e gestão. Exerceu cargo de Diretora e Assessora de Previdência no Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM). Exerceu o cargo de coordenadora atuária na Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência Social em Brasília, nas definições de políticas e normas objetivando fomentar e regulamentar os RPPS instituídos pela União, Estados, DF e Municípios. Exerceu, por 12 anos, cargo de direção e atuária nas empresas de consultoria atuarial: Completa Assessoria Municipal, Probus Consultoria Atuarial e Gama Consultores Associados. Tendo atuado também como professora da UFC do curso de ciências atuarias.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria Estatutário é um órgão vinculado ao Conselho de Administração da Cagece e tem como função dar suporte ao conselho na checagem, verificação e análise das informações, principalmente voltadas para risco, governança e auditoria interna.

O comitê é composto por três membros e tem nas suas atribuições, supervisionar as atividades desenvolvidas de controle interno, de auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras da empresa; monitorar a qualidade e a integridade dos mecanismos de controle interno, das demonstrações financeiras e das informações e medições divulgadas pela empresa; avaliar e monitorar exposições de risco da empresa, entre outras atribuições.

 

Clara Germana Campos Gonçalves Torquato

Coordenadora do Comitê

Graduada em Ciências Contábeis – Universidade de Fortaleza (1996), pós-graduada em Auditoria (UFC). Pós-graduada no Programa de Extensão Cultural Programa de Desenvolvimento Empresarial (PUC-SP). Pós-graduada em Planejamento Tributário (UFC); Membro do Curso de extensão universitária Controle Social das Contas Públicas (Fundação Demócrito Rocha e UFC). Bacharelanda em Direito (UNIFOR). Professora de Ética Profissional do Contabilista do IASOCIAL (2005/2008). Instrutora de cursos e seminários; Coordenadora Técnica do Curso Técnico em Contabilidade do IASOCIAL (2006/2008). Diretora de Relações Trabalhistas do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícias Informações e Pesquisas do Ceará-SESCAPCE (2007/2010). Coordenadora da Câmara Setorial de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do SESCAPCE (2007/2010). Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará- CRC (2010/2013). Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (2014/2017). Docente em várias disciplinas do Instituto de Pós-Graduação IPOG. Coordenadora do curso de ciências contábeis da UNINASSAU (2019). Docente na disciplina Controladoria na UNINASSAU (2019). Coordenadora do Comitê de Auditoria da CAGECE (2019/2022). Docente na disciplina Modalidade das Sociedades no curso de Pós- Graduação em Gestão Financeira e Controladoria na Faculdade Via Sapiens em Tianguá/Ceará (2021). Sócia administradora da CONTAUD – Auditoria & Consultoria Contábil S/S Ltda e CONTAUD Assessoria Contábil S/S.

Lilia Palmeira Pinheiro

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017), Mestre em Filosofia pela UFC (2006), Especialista em Filosofia Clínica (2011) e Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2000), possui experiência na área pública como Chefe de Gabinete da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), de 2007 a 2011. Dedica-se atualmente à pesquisa científica (Doutorado em Filosofia) e à docência, bem como a auditoria empresarial, desde 2018.

Christiane Leitão

Membro do Comitê

Bacharela em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com Pós-Graduação em Direito Processual Penal e Mestra em Direito Constitucional ambos pela UNIFOR e em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá. Atuou como Analista jurídica da Procuradoria do Município de Fortaleza, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, Conselheira Estadual da OAB Ceará, Vice-presidente da OAB/CE (2022/2024), Vice-presidente do Conselho Cearense dos Direito da Mulher (2020/2024), 2ª Secretaria do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza (2020/2022), é membro efetivo do IAC (Instituto dos Advogados do Ceará), membro efetivo do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). Atualmente é Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (2025/2027).

Conselho Fiscal

A Cagece instituiu um Conselho Fiscal permanente formado por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral e com mandato de dois anos. Suas prerrogativas, deveres e responsabilidades estão previstas nas Leis 6.404/76 e 13.303/16.

Dentre suas atribuições destacamos a análise de balancetes e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia.

Quanto à periodicidade das reuniões, o Conselho Fiscal se reúne, ordinariamente, uma vez por mês.

Sandro Camilo Carvalho

Presidente do Conselho Fiscal

Graduado em Administração com MBA em Gestão e Administração Pública. Está à frente da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Proteção Social do Governo do Estado do Ceará – SPS. Esteve à frente da Secretaria Executiva na gestão de 2018 a 2022, além de ter respondido, também na gestão anterior, pelas Secretarias Executivas de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e de Políticas sobre Drogas. Foi secretário adjunto da Justiça e Cidadania, da extinta Sejus; chefe de gabinete da 1ª e 2ª vice presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; chefe de gabinete da vice prefeitura de Fortaleza; e chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza.

Francisco das Chagas Cipriano Vieira

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Telejornalismo pela Faculdade Católica do Ceará e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por mais de 20 anos desenvolveu trabalhos em sistemas de comunicação do Ceará, Bahia e Pernambuco, onde atuou em diversas funções nas redações por onde passou ocupando cargos de direção e como consultor. Comandou a área de comunicação do Governo do Ceará, como Assessor Especial. Atualmente é Secretário de Estado, Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo entre suas atribuições assessorar o Governador na área administrativa e financeira, na execução das políticas públicas, programas, projetos e atividades e experiência como conselheiro nas estatais.

Raquel Lopes de Sousa

Membro do Conselho

Raquel Lopes é graduada em Serviço Social pela UECE – 2009, com Pós-Graduação Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC – 2022 e atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos pela USP. Foi responsável pela implementação e funcionamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na cidade Morada Nova/Ce nos anos de 2006 a 2007. Atuou como Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Ocara gerindo 04 (quatro) equipes de trabalho, com 03(três) CRAS e um 01(um) CREAS, nos anos de 2017 e 2018. Foi coordenadora e articuladora municipal do PROARES III – Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará III. Esteve como Secretária de Educação por seis anos (2019 – 2024) no Município de Ocara, onde criou o setor de Serviço Social e de Psicologia exclusivo para a pasta da Educação. Atualmente presta serviços de assessoria relacionados a política pública de Assistência Social.

Gioconda Vieira Bretas

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e Mestre em Comunicação Social. Foi Secretária Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Assessora Especial de Comunicação e Diretora do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República entre os anos de 2006 e 2011. Atuou como Assessora Especial da Assessoria de Comunicação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 2011 a 2015. Foi Assessora Especial da Presidência na Caixa Econômica Federal de 2015 a 2016 e Superintendente de Comunicação e Marketing da Superintendência de Comunicação e Marketing da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) nos anos de 2019 a 2021. Atualmente ocupa o cargo de assessora especial da Secretária-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Francisco de Castro Menezes Júnior

Membro do Conselho

Advogado, com pós graduação em Direito Penal pela Universidade de Fortaleza. Iniciou sua vida pública como servidor público municipal concursado, ocupando o cargo no setor Tributário, da Prefeitura Municipal do Eusébio. Atuou como Assessor Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos, nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado do Ceará (APEOC).

Suplentes

Sabrine Gondim Lima
Gustavo de Alencar Vicentino
Francisco José Moura Cavalcante